Preconceito
“Pessoas são problemas. Quando dizemos que temos um problema, na verdade estamos fazendo uma metáfora.”
Pensar que somos (ou seremos) vítimas de preconceito, em si, já é um preconceito.
Se um negro que acaba de não ser contratado para um emprego ao qual se candidatou alegar que tal fato ocorreu apenas devido ao preconceito do entrevistador – sem que procure saber dos requisitos básicos da vaga e da consistência do currículo dos outros candidatos pode estar se contradizendo e sendo, ele próprio, preconceituoso. Podemos afirmar que sofremos com algum tipo de preconceito e acreditar que de fato tal coisa ocorre sem nos lembrar que também podemos ser os agentes do preconceito. No caso acima, o candidato recusado pode pensar que o entrevistador elimina sumariamente da seleção todos os candidatos negros; mas se desconhecer que o que na verdade ocorre é a seleção de pessoal com nível de escolaridade elevado e que coincidentemente os candidatos negros não se enquadravam nas exigências, estará ele próprio sendo preconceituoso com o entrevistador.
O mesmo pode ocorrer caso um homossexual que seja impedido de permanecer em determinado ambiente ignorar que o que lhe impede de ali permanecer seja a sua vestimenta inadequada, e não sua preferência sexual – admitindo que uma mulher com roupas iguais às do homossexual também seja impedida de permanecer no mesmo local.

Devo então confessar que estive pelo menos em grande parte enganado sobre o opinião alheia acerca da minha 'distância religiosa', digamos assim. Várias foram as ocasiões em que deixei de dizer a verdade sobre minhas crenças simplesmente por achar que haveria algum tipo de rejeição de idéias.
À partir do momento em que passei a ser mais franco quanto ao que pensava e percebi não só que não houve nenhum ato (ao menos explícito) de rejeição bem como que poderia encontrar acolhimento ideológico em pessoas que partilhavam de algumas das minhas idéias, comecei a compreender que imaginar as pessoas como preconceituosas já é uma manifestação típica de preconceito; e que se esta manifestação não foi também ela gerada, é ao menos mantida pelo medo do desconhecido, do diferente – o mesmo “medo do desconhecido” que pode fazer com que a maioria exclua a minoria, pode fazer com que essas minorias apenas pensem que estão sendo excluídas – quando na verdade não estão.
“A ambiguidade moral é concomitantemente o que há de melhor e de pior no ser humano.”
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