terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Ilha das Flores

Normalmente posto aqui somente textos referentes à livros que li. Porém, não pude me conter em abrir essa exceção e postar também sobre um filme, um curta na verdade.

ILHA DAS FLORES , é um filme de curta-metragem brasileiro, do gênero documentário, escrito e dirigido pelo cineasta Jorge Furtado em 1989, com produção da Casa de Cinema de Porto Alegre.
O curta está listado entre os 1001 filmes para se ver antes de morrer do livro 1001 Filmes para Ver Antes de Morrer (Wikipédia)

O telencéfalo altamente desenvolvido permite aos seres humanos armazenar informações, relacioná-las, processá-las e entendê-las. Isso distingue seres humanos de porcos. Cabe lembrar que o porco não tem um teleencéfalo altamente desenvolvido; nem mesmo um polegar, que dirá opositor.


Alguns seres, apesar de bípedes e de terem um polegar opositor - o que os assemelha aos seres humanos-, não têm um telencéfalo altamente desenvolvido - o que os assemelha aos porcos- que permita armazenar informações, relacioná-las, processá-las e entendê-las.

Para sabermos então se são seres humanos ou porcos analisaremos:

1) Prioridade sobre os seres humanos na hora de escolher a comida:
Sim, visivelmente.

2) Ter um dono:
Sim.

3) Gerar lucros como mercadorias:
Sim.


Notavelmente, seres que se enquadrem nessa categoria (que certamente não são humanos, mas não são ainda porcos) NÃO ENTENDEM porque alguns seres humanos têm que revirar o lixo para sobreviver.


"Livre é o estado daquele que tem liberdade. Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda."

Um comentário: