
Já fazia um bom tempo que eu não lia fantasia. Acho que a última vez foi a série Crepúsculo e isso foi logo que ela foi lançada, antes mesmo de ter feito sucesso e ficado popular demais.
Apesar de não ser meu estilo favorito, eu até gosto de fantasia. Acontece que minha maratona de preparação para o vestibular me deixou alheio à muitas das coisas que não fossem cair na minha prova. A trilogia do Senhor dos Anéis com certeza não seria cobrada (felizmente, pois eu não tive paciência de lê-lá até o final). Então fantasia só se fosse em uma história bem curtinha: e Passagem para Ravena é assim.
Em Passagem para Ravena, José Ricardo Moreira conta a história de Lívia e Diogo, dois adolescentes que são perseguidos por um passado que não viveram, ou pelo menos que não se lembram. As memórias passadas do guerreiro medieval Dimitri vivem em Diogo, um jovem de classe média ligado em rock, gibis e que tem seus problemas de relacionamento com seu pai. E Irina, a esposa de Dimitri, é encorporada pela recatada Lívia, uma adolescente pouco vaidosa que vive em seu próprio mundo, exceto quando discute com sua irmã mais velha.
Diogo e Lívia não se conhecem, mas precisam retomar a causa de Dimitri e Irina: destruir os demônios, conhecidos como parentais, que vieram de Ravena para arrasar o nosso planeta. Para isso, eles recebem a ajuda de um misterioso velho, que lhes conta a história de seus antepassados místicos e lhes entrega medalhões com poderes especiais. Os dois seguem seus caminhos paralelamente, mas o destino teima em cruzar suas histórias mais uma vez. O casal passa a viver entre entre mundos diferentes: um de sombras e outro de televisão, um de problemas familiares e outro de amor platônico, um de medo o outro de heroísmo - um metafóra da complicada e controversa vida adolescente.
Além de ser uma leitura leve e ágil, Passagem para Ravena é um livro de linguagem moderna, que não se prende ao formato do texto para contar sua história. Ilustrações, tabelas, muitas letras de músicas, textos em formato de chat e a própria diagramação da obra tornam a leitura diferente e mais divertida.
Resumo: http://pt.shvoong.com/books/399064-passagem-para-ravena/
Capítulo 5: http://a-summer-breeze.blogspot.com/2009/03/as-coisas-que-estao-no-alto-essas.html
tenho que fazer uma prova deste livro mas n o li , acho que com esse resumo dá pra mim tirar um nota boa; muito bom o resumo !!!!
ResponderExcluir